Desde que me conheço por gente, sou apaixonada por moda. Eu era uma criança, talvez uma das únicas, que trocava os brinquedos pelas roupas. Fui crescendo, o tempo passando e pouca coisa mudando. O saldo de tudo isso? Um guarda-roupa explodindo; a promessa de um ano inteiro sem comprar roupas, sapatos ou afins; a busca por uma nova consciência e um blog para compartilhar essa história com você.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Desafio

Meu nome é Victória, tenho 27 anos, sou gaúcha, e moro em Floripa. Estou começando esse blog pois me propus um desafio e gostaria de compartilhar essa experiência com todos: resolvi que vou passar um ano sem comprar roupa. Isso já parece difícil para qualquer ser humano que seja um pouquinho vaidoso, não é? E se for mulher, o grau de dificuldade se eleva ao cubo; se você for mulher apaixonada por moda e descontrolada por compras, isso se torna uma missão impossível! Pois é, essa sou eu e, por mais incrível que possa parecer, estou disposta a encarar essa provação.

Moro com o Bruno, meu namorado, que ao contrário de mim não esta nem aí para o que usa, gosta das camisetas mais velhas e desbotadas que você pode imaginar e, mesmo eu colocando algumas bem feias lá no fundo do armário, bem escondidinhas, ele sempre dá um jeito de encontrar. Ele odeia comprar roupa. Deve ser por isso que foi perdendo espaço do seu guarda-roupa, e eu ocupei 3 das 6 portas que ele tem no armário. Bom, até aí tudo bem normal, se eu já não tivesse o meu próprio armário todo ocupado, além de uma arara de vestidos jogada no meio do quarto e mais um closet cheinho de roupa. Nossa, colocando em números sou obrigada a concordar com ele, eu tenho muita roupa mesmo. É por esse motivo que decidi entrar nessa abstinência e provar que eu não sou viciada em compras. Ainda.

O fato decisivo para esse desafio foi uma reportagem no Jornal Hoje, em que me encaixo perfeitamente no perfil das pessoas compulsivas por compras. Vi que existem até grupos de ajuda para essas pessoas. Graças a Deus, no meu caso, eu ainda tenho um pouco de autocontrole (lê-se: um cartão de crédito com limite baixo). Para garantir que consigo ficar 365 dias sem fazer nenhuma comprinha, resolvi fazer uma promessa muito importante, para não ter perigo de cair em tentação. A promessa eu vou contar ao final dos benditos 365 dias.

Também coloquei no papel uma média do que gasto com roupa por mês vs. o meu salário, e entendi perfeitamente por que eu sempre estou reclamando que não tenho dinheiro. Descobri que mesmo me achando uma ótima administradora, administrei muito mal o meu dinheiro. Vou dar um exemplo: eu sonho em ir para Paris, eu poderia ter feito essa viagem, na verdade poderia ter feito várias viagens, ou talvez economizado, ou ainda gasto mais com a minha casa e por aí vai, mas resolvi gastar tudo no shopping. Okei, okei, okei, também não adianta ficar chorando pela pitanga derramada, o que importa é daqui para frente. E depois disso, em um ano eu posso estar curada ou, no mínimo, um pouquinho mais controlada.


Decidi então compartilhar essa experiência com todas as pessoas que se identifiquem, ou não, que talvez fiquem curiosas ou achem pelo menos engraçado.

Dou a minha palavra que serei sincera e honesta com todos que aqui me lêem.

10 comentários:

  1. Oi Victória, achei teu blog via Dani Martins. Preciso te dizer que cada vez que compro roupas e volto pra casa com aquela culpa de "preciso tirar algo velho do armário pra nova entrar", me prometo que NUNCA MAIS comprarei roupas. Te dou a maior força e te invejo muito! Queria muito conseguir! Boa sorte. Abs. Carol.

    ResponderExcluir
  2. Victória....que a força esteja com você.

    Eric Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Florzinha linda, que demais o teu cantinho. E adorei a tua proposta. Determine isso por ti, por mais ninguém.
    Estou contigo sempre, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito massssa! Adorei a ideia e vou acompanhar, certamente. Beijão. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, DUVIIIIIIDOOOOO!!!! hahahaha te amo muito!

    ResponderExcluir
  6. Olá Victória, o Eric me convidou para acompanhar o seu desafio! Boa sorte! =)

    Quando precisar se distrair com receitinhas passe lá no asameliasmodernas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ahhahaa.. vamos começar as apostas.. o que poderiamos colocar em jogo??... hum.. assim a brincadeira fica mais emocionante... hahhaa..
    Força amiga.. qq coisa venha se refugiar no interior do centro-oeste para não cair em tentação.. hahaha

    ResponderExcluir
  8. Vic,

    Olhaa conhecendo você como conheço sei que é um desafi e tanto! Chega de comprar roupas pela internet! Comece se proibindo de entrar naqueles sites que você gosta, pra não cair na tentação!

    To torcendo que dê certo!
    E vou acompanhar com certeza!

    Tens que conhecer meu cantinho!

    Beijos!
    Te adoro!
    :***

    ResponderExcluir
  9. AMEIIIIIIIIIIII O BLOG!!!!!!!!!!!!!! ÉS MAIS QUE SHOW..TENHO CERTEZA QUE VAIS CONSEGUIR..TE CONHEÇO MENINA...ACIMA DE TUDO ÉS PERSISTENTE..PARA NÃO DIZER TEIMOSA...HAHAHAHA..SEI QUE TUDO QUE COLOCAS NA CABEÇA TU FAZ NA MAIS PERFEITA CONDIÇÃO!!!!!!!!!!!!!!! AMO VOCEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  10. Opa, então desejo boa sorte! Vou falar com a Gi também, quem sabe ela quer participar, hehehe

    Abraços,
    Heiko.

    ResponderExcluir