Desde que me conheço por gente, sou apaixonada por moda. Eu era uma criança, talvez uma das únicas, que trocava os brinquedos pelas roupas. Fui crescendo, o tempo passando e pouca coisa mudando. O saldo de tudo isso? Um guarda-roupa explodindo; a promessa de um ano inteiro sem comprar roupas, sapatos ou afins; a busca por uma nova consciência e um blog para compartilhar essa história com você.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Um quadro no quarto

Quando eu era criança tinha um quadro no meu quarto que dizia “A maior riqueza é contentar-se com pouco”, com a foto de uma menininha com roupa de camponesa levando na mão uma cesta de palha cheia de flores. Eu o achava muito bonitinho, uma frase de efeito, mas a verdade é que nunca soube o que era me contentar com pouco. Hoje em dia, a julgar pelos valores sociais modernos, nenhuma mãe em sã consciência colocaria um quadro desses na parede do quarto do filho, a não ser que fosse, digamos assim, meio bicho grilo. Se contentar com pouco é querer pouco da vida, é pensar pequeno; quem se contenta com pouco é medíocre, somos criados para querer sempre mais e nunca se satisfazer. No máximo temos uma satisfação por um momento bem breve. Acha exagero? Pois garanto que você já comprou uma blusa pensando em comprar uma calça, já comprou um carro pensando no próximo, já quitou uma dívida pensando em fazer uma nova. Se você não fez, posso assegurar que eu já fiz tudo isso e ainda faço.

Semana passada recebei um link de várias pessoas diferentes com uma reportagem sobre um economista inglês, Mark Boyle, de 30 anos, que decidiu viver durante um ano sem dinheiro, a fim de demonstrar que, ao contrário do que é consagrado pela economia capitalista, é possível viver sem gastar. Passados 18 meses, ele diz que está tão feliz com a experiência que não pretende voltar para o velho estilo de vida. Fiquei com a história na cabeça a semana toda, fiquei até com dificuldade de escrever por achar que o que eu me propus a fazer é insignificante dentro da necessidade de desaceleração de consumo que o mundo precisa. Mas daí, pensando que tudo começa com um primeiro passo, lembrei que minha amiga Zana, motivada pelo meu blog, decidiu ficar três meses sem gastar. Tudo bem que eu acredite que essa iniciativa veio mais pelo susto que ela levou com a fatura do cartão de crédito do que propriamente pelo meu blog, mas fiquei feliz, por ela e por mim.

Na verdade, qualquer pessoa que se proponha pode fazer a diferença. E para isso não precisa ser tão radical quanto o Boyle, mas uma iniciativa, um gesto, um abrir mão de algo pode já ser suficiente. Foi pensando única e exclusivamente em mim que comecei esse blog, mas é pensando cada vez mais no todo que continuo, e talvez com isso um dia consiga descobrir o verdadeiro significado de “A maior riqueza é contentar-se com pouco”.

6 comentários:

  1. adoreeeeiii.. continuamos a busca....

    ResponderExcluir
  2. Mais um post inteligente, engraçado e delicioooso de se ler! Ameeeiiiii!
    Obs.: Tú parando de consumir e eu aqui desabrochando a consumidora q estava escondida por tantos anos dentro de mim! kakakakakaka... socorrei-meeee

    ResponderExcluir
  3. Vicky,

    tá demais! Tu escreve muito bem...parece as histórias dos livros que eu leio. Ve se escreve mais!

    Beijos!
    :**

    ResponderExcluir
  4. Legal o texto Vick! Tendemos a pensar que se a mudança não for radical, melhor nem mudar. Este pensamento serve como legitimador da nossa passividade; é a argumentação para nossa inércia. Mas o tempo nos faz perceber que pequenas atitudes podem ser sim grandes passos para um mundo diferente e para as mudanças maiores e mais efetivas.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Háháhá..não sei se lembro deste quadro..Concordo contigo, o importante na vida é sonhar grande, mas a grande sacada dele é: você precisa ser feliz com você e nada mais, mesmo que estivesse nua! Contentar-se com pouco é isto: ser feliz com o que se tem, mas nunca deixar de mirar às alturas, pois é assim que a gente chega lá, mas lembre-se que um dia você já foi muito feliz com menos $$$!!!Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vicky!!
    Tu precisas comprar este livro:
    Obsessive Consumption: What Did You Buy Today?
    É a tua cara.
    http://katebingamanburt.com/
    É sobre uma americana que registra em fotos e desenhos tudo o que compra.

    ResponderExcluir