Desde que me conheço por gente, sou apaixonada por moda. Eu era uma criança, talvez uma das únicas, que trocava os brinquedos pelas roupas. Fui crescendo, o tempo passando e pouca coisa mudando. O saldo de tudo isso? Um guarda-roupa explodindo; a promessa de um ano inteiro sem comprar roupas, sapatos ou afins; a busca por uma nova consciência e um blog para compartilhar essa história com você.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

verdade

Outro dia estava vendo um filme tipo B e tinha um alcoólatra que tentava se curar do vício; para isso, um dos passos era pedir desculpas às pessoas a quem havia feito mal. Daí refleti, me inspirei no filme, respirei fundo e fui conversar com o Bruno: precisava contar a ele que desde que moramos juntos compro umas roupinhas escondidas. Que por diversas vezes escondi uma sacolinha dentro da bolsa, no banco de trás do carro, no porta-malas, ou às vezes até fazia uma entrada rápida e rasteira em casa para esconder a prova do crime. Enfim, fiz mil artimanhas das quais não me orgulho nem um pouco.


Bom, a conversa não foi fácil, achei que ele iria ficar feliz por eu contar a verdade, mas ele ficou muito chateado com a mentira, ainda mais porque construímos uma relação pautada na verdade. Para mim isso era uma mentirinha boba, na verdade nem era mentira e sim só uma omissão sem importância. Tentei argumentar que a maioria das mulheres fazem isso, inclusive as minhas amigas.


É quase como quando você é criança e quer esconder alguma coisa errada dos seus pais: eu não estava disposta a ouvir que eu não precisava gastar com roupas, que mal tinha onde guardar as que já tinha, ou que era importante para ele confiar que estávamos juntos no projeto de economizar para tocar adiante nossos planos. Racionalmente eu concordava, mas quando via uma blusinha linda falando para mim "me compra, me compra" não conseguia resistir; e se estivesse em promoção, então era quase um trabalho de caridade com aquela peça que ninguém tinha dado bola até eu, a humanitária, a levar para casa.


Enquanto discutíamos eu lembrava de uma amiga, ouvia ela me falando que não se conta essas coisas para os homens nem sob tortura, porque eles nunca vão entender. Eu concordo com ela, os homens não têm essa capacidade de compreensão da mulher. Como explicar para eles que fazer uma produção, se olhar no espelho e se achar linda é como conquistar o mundo? Pode até ser um prazer momentâneo, mas é uma delícia.


Enfim, fico feliz de ter dito a verdade, não que isso pesasse na minha consciência, mas entendi que não devo nada para ninguém (exceto para o cartão de crédito), nem com quem divido a cama, e antes de ser sincera com os outros preciso ser sincera comigo mesma.


7 comentários:

  1. Ao mesmo tempo em que tu decidiu não comprar roupas novas, com esse teu gesto (de contar pro Bruno), acabou se despindo do antigo. Assim, nua e crua pra verdade.

    Estou contigo :)

    ResponderExcluir
  2. Eu que o diga! Participei de algumas artimanhas! ahiuahuiahuia..

    Tu é uma figura!

    Adorei! A verdade sempre aparece, e para o bem de todos é melhor que apareça da nossa própria boca!

    Beijos
    :**

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Vicky! O texto está ótimo e divertido, me lembrou um escritor chamado David Sedaris, depois te empresto um livro dele.

    Vou torcer por você nesse ano de 'projeto'. Você é nossa esperança!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vicky!
    Que legal essa tua promessa, e tu pegou pesado hêin? 365 dias..que difícil hehe!!
    Beijos,
    Milene.

    ResponderExcluir
  5. Vicky,adorei teu blog. Divertido e muito bem escrito. Vou acompanhar o teu esforço e ficar torcendo para o sucesso. Tuas roupinhas que estão nos armários (e naquela arara com os vestidinhos) vão ficar felizes por sairem a passear de vez em quando com a dona. Beijos da tia Tere

    ResponderExcluir
  6. Hahaha Vicky! Tá parecendo aqueles livros da série Sushi, Melancia, Casório..Não se preocupe, toda mulher faz isto. Eu também faço. Tento colocar as compras na bolsa, ou esconder as sacolas quando chego em casa..Outro dia eu cometi uma extravagância, comprei 5 pares de sapato! Eles estavam bem mais baratos que o preço original..Tipo, comprei 5 pelo preço de 2. Não resisti! Beijos

    ResponderExcluir